TEXTOS E ATIVIDADES COM RIMAS
As rimas são cheias de ritmo, sensibilidade e musicalidade, são perfeitas para apresentar o mundo da leitura as criança, na alfabetização, facilitando o aprendizado, fazendo com que o exercício de ler e escrever se torne mais prazeroso.
Veja as sugestões para utilizar a rima no cotidiano escolar:
1) Texto para leitura:
Pontinho de Vista – Pedro Bandeira
Eu sou pequeno, me dizem,
e eu fico muito zangado.
Tenho de olhar todo mundo
com o queixo levantado.
Mas, se formiga falasse
e me visse lá do chão,
ia dizer, com certeza:
— Minha nossa, que grandão!
NOME PRÓPRIO
No período da alfabetização, as atividades com o nome próprio permitem que as crianças se conheçam mais, além de conhecer seus amigos. O professor pode abrir uma roda onde cada aluno fale seu nome, quem o escolheu, o motivo da escolha, se tem algum significado importante e muito mais.
O professor pode usar lista, um tipo textual para escrever os nomes dos integrantes da turma, pode solicitar que recortem as letras que compõe os nomes de cada um em revistas e jornais. Podem ser usadas fichas, crachás e outras formas de identificação conforme a imaginação do professor.
A chamadinha também é uma ótima opção para trabalhar de forma lúdica o nome de cada integrante da turma. Há ainda o caça-letras ou caça-nomes, o ditado de nomes, bingo de nomes e a tradicional dança das cadeiras em que a criança deve sentar na cadeira que tem o seu nome.
Há muitas maneiras lúdicas de trabalhar o nome próprio que valorizam a identidade da criança, cabe ao professor planejar com criatividade e a aula será muito prazerosa para a criança.
AUTODITADO
As atividades de autoditado consistem em exercitar o conhecimento do aluno para reconhecer o nome de determinado objeto, figura, local, etc. Este tipo de atividade é muito importante para o desenvolvimento das crianças, pois colabora para a alfabetização, amplia o repertório dos alunos e para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O professor pode imprimir figuras, como esse exemplo que temos aqui abaixo, ou deixar que as próprias crianças recortem de revistas e jornais e façam sua própria lista.
JOGO DA MEMÓRIA
O jogo da memória é uma brincadeira é ideal para ser usada no ambiente escolar. Esse jogo estimula a concentração e o raciocínio, ajuda a criança a entender que há vitórias e derrotas e contribui para a percepção de detalhes. O jogo é clássico e todo mundo já brincou uma vez na vida. Funciona da seguinte forma: espalhe pela mesa figuras repetidas de animais, frutas ou qualquer objeto. A partir daí, cada estudante deve tirar duas gravuras e encontrar o par. O modelo da cartela abaixo (que deve ser impressa duas vezes) trabalha as sílabas simples, e é um jogo que pode evoluir de acordo com a faixa etária das crianças.