Brincadeiras Cantadas

As brincadeiras cantadas são uma excelente ferramenta pedagógica, servem para iniciar os trabalhos com a expressão corporal a partir da infância, contribuindo para a criança ter domínio de seu corpo e de seus movimentos. Geralmente, as crianças são organizadas em rodas (sentadas ou em pé) e utilizam os gestos conforme as músicas, trabalhando o ritmo.

As brincadeiras cantadas oferecem a possibilidade de desenvolver a sensibilidade musical, ritmos próprios, a liberdade de expressão e a socialização, além disso, contribuem para a ampliação do repertorio musical e, consequentemente, a ampliação da linguagem.

Historicamente, o homem sempre utilizou da dança e da música como linguagem para demonstrar alegrias e tristezas, culto a vida, a morte e ao amor, para manifestar crenças, entre outras, como uma forma de expressão dos sentimentos.

A dança e o ritmo evoluíram com o passar dos tempos, e na ruptura com a padronização e geometrização do corpo surgem as danças e os ritmos de expressão popular. Assim, as brincadeiras cantadas surgem como manifestações coletivas e elaboradas a partir da cultura popular. Na maior parte das vezes, as músicas e coreografias são criadas por anônimos, que adaptam músicas e melodias. As letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.

As brincadeiras cantadas são carregadas de ludicidade. Proporcionar às crianças a possibilidade de dançar e vivenciar o ritmo lhes traz satisfação emocional, física e social. E as escolas são os principais elos de preservação da tradição das brincadeiras cantadas.

Na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental o uso pedagógico da música e da dança se caracteriza como forma de expressão do corpo associada ao desenvolvimento da musicalidade, da linguagem e da aprendizagem lúdica. Há muitas brincadeiras cantadas que integram o folclore infantil, veja os exemplos:

Escravos de Jó:
Capelinha de melão:
Caranguejo não é peixe:
Fui no mercado:
Peixe-vivo:
Ciranda, cirandinha: